início
   busca de notícias
 
1/9/2014 Notícias de Maio

• 25/05/2010 - Empresa é condenada por consequência de hora extra

Proprietários de uma rede de restaurantes no Japão vão pagar uma indenização de R$ 1,7 milhão (80 milhões de ienes) a familia de um funcionário morto em 2007 de tanto trabalhar. Com apenas 24 anos de idade e um acúmulo de 112 horas extras por mês, o jovem sofreu um infarto quatro meses depois de ter começado no restaurante. Essa é a primeira sentença no país na qual os diretores de um grupo devem pagar uma indenização por excesso de trabalho. No entanto, esse problema já é bem recorrente no mercado japonês. Tanto é que, em março deste ano, o governo pediu às empresas que encorajassem seus funcionários a tirarem duas semanas de férias seguidas para evitar situações relacionadas ao acúmulo de horas extras. A morte provocada por uma jornada excessivamente longa já tem até nome no Japão: "karoshi".

• 25/05/2010 - Responsabilidade socioambiental gera prêmios

No dia 7 de junho as empresas com melhores atuações em responsabilidade socioambiental serão premiadas. É que nesta data acontece a 4ª edição do prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Socioambiental 2010. Em 2009 foram inscritos 27 projetos de 19 marcas brasileiras, sendo que o Rei do Mate, o Yázigi e a Vita Derm estiveram entre os ganhadores.

• 24/05/2010 - FMI mostar como Espanha pode favorecer o emprego

Tornar o mercado trabalhista mais flexível é um dos itens que foi colocado na lista de prioridade da Espanha. O Fundo Monetário Internacional (FMI) enfatizou que o país precisa realizar o mais rápido possível reformas para melhorar o funcionamento de seu mercado de trabalho e do sistema financeiro. Nesta segunda-feira, então, foi proposta a flexibilização do mercado trabalhista para favorecer o emprego e sua redistribuição entre setores. Além disso, citou-se a necessidade de consolidação orçamentária para assentar as finanças públicas numa base viável. Outra prioridade é a consolidação do setor bancário e uma reforma para fortalecer a situação e eficácia do sistema.

• 24/05/2010 - Mais setores encaram a falta de mão de obra

Agora a falta de mão de obra qualificada não é um problema que atinge somente o setor da construção civil e da indústria naval, o segmento automobilístico, o ferroviário, o moveleiro, a siderurgia e a metalurgia também enfrentam dificuldades. Assim como eles, os setores de transporte e de serviços também sofre com a escassez de profissionais. De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, das 76 maiores empresas do Brasil 67% têm encarado dificuldade na contratação de funcionários. Vale lembrar que o atual número de desempregados no País é de 8 milhões.

• 21/05/2010 - Brasil pode ser o 5º maior economia do mundo

Enquanto a revista britânica "The Economist" parece mais cética em relação ao crescimento da economia brasileira, o presidente do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o Brasil tem condições de se tornar a quinta economia do mundo na próxima década. Para Marcio Pochmann, o País deve aproveitar a oportunidade de transição da economia para um desenvolvimento que prioriza a sustentabilidade. Dessa forma conseguiríamos uma posição mais elevada no cenário econômico mundial. Outra dica do presidente do Ipea é combinar o crescimento com um melhor bem-estar ambiental e social, investindo em áreas como a da educação.

• 21/05/2010 - Revista britânica analisa crescimento brasileiro

A revista britânica "The Economist" jogou um balde de água fria no entusiasmo brasileiro em relação ao crescimento econômico. Segundo a publicação, o desenvolvimento do Brasil na área econômica pode não ser sustentável e o País está sujeito a sofrer consequências permanentes devido aos gastos do governo Lula. Para a revista, os incentivos fiscais impulsionaram a economia brasileira durante a crise, porém muitos gastos extras fizeram com que o País se assemelhasse a um carro com o acelerador preso ao chão. O artigo ainda ressalta que, mesmo apresentando um crescimento na velocidade dos chineses, o Brasil não é a China. Vale lembrar que nesta quinta, dia 20, o governo brasileiro nformou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em alta de 5,5%, índice maior que o prognóstico anterior, de 5,2%.

• 20/05/2010 - Como contratar os candidatos certos para sua empresa?

O processo de contratação é sempre muito delicado e requer muita atenção. Por isso, para auxiliar os profissionais de RH, o diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, conduz o workshop "Como contratar os candidatos certos para a sua empresa?". Durante o evento, Grinberg abordará a questão da importância do processo de recrutamento e seleção para o sucesso de uma companhia. Além disso, o diretor do site de emprego dá dicas para se evitar erros na hora da contratação. “Uma organização de sucesso se faz com profissionais qualificados e alinhados com a cultura da empresa. Reconhecer estes talentos é o objetivo e um dos maiores desafios do recrutador”, afirma Grinberg. O workshop acontece no dia 2 de junho, em São Paulo.

• 20/05/2010 - Representantes do governo e de empresas discutem sobre trabalho escravo

Na próxima semana, no dia 25, representantes do governo, de organizações empregadoras e da sociedade civil debaterão por três dias um assunto que parecia passado: trabalho escravo. Como, infelizmente, é uma prática que ainda ocorre em algumas partes do País, os presentes vão discutir o tema em Brasília, no Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo e pela Organização Internacional do Trabalho. Na ocasião, os atores Wagner Moura, Leonardo Vieira e Vic Militello serão os mestres da cerimônia de abertura. O encontro ainda vai contar com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Agrário, e da Agricultura e Pecuária.

• 20/05/2010 - EUA recebe mais pedidos de auxílio-desemprego

Se na semana terminada em 8 de maio os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA não caíram tanto quanto os analistas esperavam, na semana passada a quantidade de pedidos subiu. O número semanal de solicitações aumentou em 25 mil e chegou aos 471 mil. Esse valor representa o maior nível em um mês, segundo o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Já a média em quatro semanas dos pedidos - um indicador mais confiável sobre as tendências do mercado norte-americano - aumentou em 3 mil e ficou em 453 mil trâmites novos pelo subsídio pago dos Governos dos Estados.

    VC RH



voltar
ATENDIMENTO
Atendimento Off-Line
CURSOS/PALESTRAS
CADASTRO ESPECIAL

COLUNISTAS
Ines Ganacin
Mulher (25 matérias)

Sidney Silva
...vamos refletir! (Mensagens Religiosas)

Sidney Silva
Dicas

.
Desidy Central de Empregos - 24/1/2017 - (41) 3022-7172